segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Centro Educacional 02 do Cruzeiro

Nos dias 5 e 6 de agosto, realizamos a exibição do filme “Procurando Nemo” juntamente com a aplicação de um questionário para testar a receptividade dos alunos ao diferente método de ensino. Ao observar os resultados obtidos, notou-se um rendimento superior ao esperado. Durante o filme, todos mostraram interesse pela atividade e um excelente comportamento, e este foi um dos fatos mais apreciados pelos colegas de turma. Um dos principais motivos para tal disciplina foi a elaboração de um questionário quantitativo, onde os meninos deveriam encontrar, por exemplo, dois representantes de cada filo. Deste modo, eles observavam cada detalhe do filme, destacando os aspectos biológicos. Além disto, os alunos também exploraram outros itens pedagógicos, como a questão da deficiência do Nemo, a super proteção dos pais e a relação do homem com a natureza. Esta atividade foi uma ótima experiência, tanto para nós bolsistas como para eles, que avaliaram a aula de maneira positiva!





Abaixo alguns dos comentários na avaliação dos alunos com relação à aula:

“As vezes assistimos esse filme de um jeito, e por trás disto tem coisas totalmente diferentes que podemos usar nos estudos!”
“...interação divertida com o conteúdo”..,
“...muito interessante conciliar lazer com aprendizado.”
“Abordou um assunto importante de forma divertida e espontânea!”
“Reforçamos o conteúdo numa forma diferente de aprendizagem!”
“Uma aula que não é cansativa é sempre bom!“
“Só assim os colegas ficam em silêncio porque prestam atenção no filme!”


Resultados transcritos dos testes dos alunos: ( Total – 102 alunos preencheram e 84 responderam ao item da avaliação da aula, de acordo com os termos abaixo:




Thaís Carvalho e
Equipe do Centro Educacional 02 do Cruzeiro

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

CENTRO DE ENSINO MÉDIO AVE BRANCA (CEMAB)

Quinta Feira dia 17 de setembro iniciamos o projeto Biologia Animada no CEMAB, com a participação de 27 alunos do 2º e 3º ano tudo ocorreu como esperávamos, apesar de termos um problema com o almoço, conseguimos resolver. Fizemos uma apresentação mostrando os objetivos do projeto com intuito de que os alunos possam ter um aparato geral do projeto e possam também, contribuir com suas sugestões e críticas. Depois exibimos o filme A Era do Gelo 3 que teve grande aceitação de todos, fizemos um debate onde todos se apresentaram, discutimos o filme o que foi muito interessante, e passamos uma atividade para que eles trouxessem no próximo encontro que sempre será nas quintas-feiras, bom em minha opinião o nosso primeiro encontro foi um sucesso, alguns alunos já deram idéias e se mostraram muito empolgados com o projeto, tenho a certeza que faremos um excelente trabalho lá. Durante nossos encontros iremos trabalhar com 40 alunos no período contrário às suas aulas (período vespertino) e apresentaremos um ciclo de filmes – um filme por quinzena – realizando debates e discussões sobre diversos temas biológicos que podem ser encontrados em cada filme exibido.

Realizaremos também uma segunda atividade com duas turmas no período matutino relacionada à literatura. Vamos organizar um banco de quadrinhos no laboratório de biologia - local onde são ministradas as aulas - para que os alunos possam ter acesso fácil e rápido a este material. Os próprios alunos vão trazer quadrinhos de casa e contaremos ainda com doações. Voltaremos a postar em breve com mais notícias.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Novidades da quinta passada - 10/09

Legal pessoal, várias novidades, filmes interessantes e um curso bastante útil!!!

Temos mais algumas novidades sobre o projeto lá no Paulo Freire... Na quinta passada, o professor Márcio Poças (Genética - UnB) nos deu a honra de sua presença com uma ótima palestra, bastante informal e construtiva, tratando de diversos temas que envolvem esse assunto tão vasto e rico que é a genética! Na semana anterior exibimos o filme Gattaca e iniciamos alguns dos assuntos abordados na palestra, pra que eles tivessem uma base e pudessem aproveitar bem a presença do professor. Foi tão produtivo que eu me surpreendi...

É muito bom ter a presença de especialistas nos assuntos de que tratamos no projeto. Isso dá mais credibilidade às informações transmitidas e proporciona que os estudantes tenham um contato mais próximo com a UnB. A propósito, o professor Márcio colocou à nossa disposição o laboratório onde trabalha, para que possamos levar os alunos interessados a fazerem práticas
in loco (isto é, na própria UnB!). Fiquei muito satisfeito com a atividade e a recomendo aos que puderem e quiserem fazer!!! Nesta semana levaremos especialistas na produção das mídias em que trabalhamos, e já conseguimos alguns nomes bem legais... mas depois eu dou o retorno de como foi a atividade!!!

Grande abraço a todos,

Gabriel Brito

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Curso Além das bagagens de Darwin

Olá moçada,

Como ficou acordado passo a seguir as informações básicas sobre o curso Além das bagagens de Darwin, oferecido pelo CESPE e de iniciativa do Departamento de genética e do NECbio. Gostaria de lembrá-los que, se os professores das escolas do projeto PIBID-Bio participarem do curso poderão receber nas respectivas escolas a peça. Então vamos lá, contactem seus professores coordenadores para que participem! E lembrem-se, as inscrições foram prorrogadas e os professores poderão inscrever-se até a próxima sexta-feira (18.09).

Verifiquei agora pouco e infelizmente a adaptação da obra de Aldous Huxley, Admirável mundo novo, para o teatro já fez suas apresentações pelo festival Cena Contemporânea. De qualquer maneira deixo o link da sinopse pois a adaptação foi feita por uma artísta do DF (Miriam Virna) e quem sabe não haverá outra apresentação.

http://www.cenacontemporanea.com.br/nacio_005.html

Evoluçao e genética são temas de curso para professores

Além das bagagens de Darwin pretende instruir professores para que as matérias da área de Ciências sejam mais atraentes dentro da sala de aula


Com o intuito de atualizar o conhecimento dos professores do ensino básico sobre evolução e genética, o curso Além das bagagens de Darwin fica com inscrições abertas até a próxima segunda-feira, 7 de setembro. O projeto é parte do Fórum Permanente de Professores da Gerência de Interação Educacional (GIE) do Cespe/UNB, que oferece diversos cursos de formação continuada para profissionais da educação.

Além das bagagens de Darwin é destinado a professores tanto do ensino fundamental quanto do médio, de preferência aqueles que dão aula de Ciências Físicas e Biológicas ou Biologia. Os interessados em participar devem acessar a página eletrônica da GIE, no www.gie.cespe.UNB.br e efetuar a inscrição no link Fórum Permanente de Professores. A inscrição custa R$ 50,00, dividida em duas parcelas.

A proposta do curso, que será coordenado pela professora Silviene Fabiana de Oliveira, do Departamento de Genética e Morfologia do Instituto de Ciências da UNB, é proporcionar aos participantes mais conhecimento para tornar o aprendizado das matérias mais interessante. Além disso, os professores também irão desenvolver material didático e conhecer a peça de teatro "Nas bagagens de Darwin".

As aulas acontecerão a partir do dia 8 de setembro e os encontros serão sempre às terças-feiras, das 19h às 22h30, no anfiteatro 18 do Instituto Central de Ciências (ICC) da UNB, em Brasília.


SERVIÇO

Curso: Além das bagagens de Darwin

Vagas: 25

Inscrições: até 7 de setembro, pelo endereço www.gie.cespe.UNB.br

Taxa de inscrição: R$ 50,00 divididos em duas parcelas

Carga horária: 50 horas/aula

Informações: (61) 2109-5850/5854

Up - Altas Aventuras: conhecimento e compaixão


Fui assistir, no fim de semana, a um dos melhores filmes do ano: Up - Altas Aventuras, de Pete Docter e Bob Peterson. Cuidado: não é um "simples desenho animado", mas cinema de primeira.

É a história de um octagenário rabugendo que sai voando em sua casa carregada por balões, levando, por engano, um escoteiro de oito anos. Parece uma bobagem, né? E aí, justamente, reside o enorme mérito do filme. Desde o primeiro momento, nos apaixonamos por Carl Fredricksen e sua esposa Ellie, a cuja morte somos apresentados (como em Procurando Nemo, lembram?) nos cinco primeiros minutos de filme. "Up" é um filme sobre o resgate dos sonhos e da vida, mais do que tudo. Uma beleza.

Para nós, talvez interesse pensar sobre
como utilizar o personagem de Charles Muntz, um explorador que vive de coletar animais exóticos. Qual a visão de natureza que essa postura traduz? E de ciência? Que preço estamos dispostos a pagar pelo conhecimento científico? E pela fama que ele pode trazer? A escolha de Carl e Russel, de ficar ao lado da ave, significa que ciência e compaixão devem ser, necessariamente, incompatíveis? Qual a alternativa?

Site oficial: http://disney.go.com/disneypictures/up/


quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Saneamento Básico

Olá moçada,



Estava pensando sobre a nossa última reunião, quando começamos a indicar alguns filmes e suas possíveis utilizações, com isso na cabeça comecei a pensar na possibilidade de utilização do filme “Saneamento básico, o filme”, uma película muito engraçada que aborda uma questão ambiental. Imaginando como poderíamos transpor a questão ambiental do filme para a sala de aula comecei a lembrar dos meus tempos mais tenros, no ensino médio, quando não entendia que, se havia algum problema ambiental e todos concordam que havia por que não resolvê-lo? Parecia para mim mais uma questão de desleixo ou preguiça do que qualquer outra coisa. Hoje em dia, com mais recursos entendo que uma questão ambiental não é apenas de ordem biológica, existem atores e interesses políticos e econômicos, agentes influentes, questões sociais e muito mais. A partir daí creio que poderíamos formular uma aula sobre educação ambiental e questões ambientais, pois podemos perceber claramente no filme “saneamento básico” os joguetes de interesses, as forças políticas e os atores envolvidos em uma questão ambiental. Enfim, a letra eu já dei, agora a palavra é com vocês.



Guilherme Morales (Paulo Freire)

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Segundo dia do Projeto no C.E.M. 01 do Paranoá

Dia 31/08 (segunda-feira), como foi relatado pela Sofia, fizemos a abertura do PIBID no C.E.M. n° 01 do Paranoá para os alunos que participarão do projeto no período contrário ao das aulas, dia 01/09 (terça -feira) fizemos a abertura para as turmas de PD (Parte diversificada), conseguimos aplicar em 4 turmas do período vespertino: 3 de primeiro ano e 1 de segundo ano. Como só tinhamos 45 minutos em cada turma não foi possível passar o filme “O Óleo de Lorenzo”, então concordamos em trabalhar com um texto de Luíz Fernando Veríssimo, chamado “Ovo”, onde o autor se revolta com as diversas informações publicadas a respeito dos possíveis malefícios e benefícios causados pelo ovo. A princípio alguns alunos não entendiam o texto, mas depois de bem explicado todos entenderam e deram a sua opinião a respeito, trabalhamos também com o conceito e as visões que eles tinham de ciência e de cientista. No meu ponto de vista foi um sucesso, apesar de termos passado por problemas de comportamento em uma turma. A maioria dos alunos gostou desse novo método de aula. Pensamos em trabalhar, na próxima terça-feira (08/09), com a música “Earth Song”do Michael Jackson, que fala sobre aquecimento global.

Francisco Guimarães.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Abertura da Biologia Animada no Paranoá (C.E. M. 01)

Hoje (31/08/2009) fizemos a abertura do projeto de Pibid na escola do Paranoá! Após uma série de problemas técnicos: lap top não conectou no data show: muda data show, muda lap top, reinicia lap top. Não funcionou! Conecta aparelho de DVD no data show. Conectou! Mas a sala estava clara demais para a projeção com o data show. Projetamos em uma parede, na outra, no quadro, no teto, mas tudo ficava muito claro, muito ruim! Então buscamos uma televisão laranja enorme... mas sem controle! Corremos atrás do controle e o filme só rodou quando conseguimos finalmente arrumar tudo em um controle maluco.

Bom, neste momento já havíamos feito as inscrições dos alunos no projeto: tivemos um número bem acima do esperado: 50 alunos no final das contas. E olha que o a escola estava nos achando otimistas com 40 vagas, mas demos um jeitinho ao estender para 50!

Antes da exibição do filme perguntamos o que eles esperavam do projeto e tivemos as mais variadas respostas. Depois perguntamos qual era a visão que eles tinham de como era um cientista, qual o perfil de um cientista na concepção deles. As respostas foram desde um louco até um pesquisador que descobre a cura para doenças.

No final das contas deu tudo certo: exibimos o filme “O Óleo de Lorenzo” e pedimos que eles fizessem um resumo do filme enfatizando o conteúdo biológico do filme e as dúvidas que surgiram. Esperamos até o próximo encontro para trabalhar melhor o filme com os alunos do Paranoá ...e voltaremos aqui no blog para contar como foi a experiência.

Sofia Bethlem