sexta-feira, 23 de julho de 2010

Centro Educacional 02 do Cruzeiro

Na terceira semana de junho preparamos uma aula de divisões celulares para os primeiros anos do Centro Educacional 02 do Cruzeiro. Antes de iniciar a explicação, entregamos o material(resumo) e perguntamos qual a noção que eles tinham sobre o conteúdo. "Divisão celular é quando a célula se divide", obviamente recebemos tal resposta em todas as turmas.
Bom, após mostrarmos alguns exemplos de situações em que essas divisões ocorrem (crescimento ósseo, regeneração da pele, formação de gametas e outros), explicamos os conceitos de haploidia e diploidia( em várias espécies) para que o "n" e o "2n" fizessem sentido para os alunos, já que a maioria estavam vendo isto pela primeira vez. Assim que eles demonstravam confiança para prosseguir, partíamos para as fases das divisões e apresentávamos a seguinte frase: "ProMeta Ana Telefonar". Desse modo, eles gravavam as quatro fases sem dificuldade(prófase,metáfas,anáfase e telófase). Por meio de um site, mostramos todas as fases destacando as diferenças entre meiose e mitose. Durante a aula fizemos com que os alunos repetissem os novos termo constantemente afim de fixarem o conteúdo. Na avaliação utilizamos vídeos e animações onde deveriam dizer o tipo de divisão que estava ocorrendo. Cenas do filme "Ligeiramente Grávidos" e vídeos encontrados no YouTube constituíram o teste. Ao final da atividade, todos os alunos avaliaram positivamente a aula.
*Os vídeos encontrados no YouTube foram editados por nosso colega Paulo Cordeiro,que substituiu ou adicionou uma trilha sonora que agradam os alunos para tornar a Biologia mais Animada!


Thaís Carvalho e Equipe do Centro Educacional 02 do Cruzeiro

terça-feira, 13 de julho de 2010

Atividades Ambientais

Olá galera do blog,

estamos devendo um post aqui sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas no Paulo Freire...
Bom, no período da manhã, onde estamos trabalhando quinzenalmente com os alunos, já fizemos uma série de atividades diferentes desde o início do ano!
Começamos a trabalhar o meio ambiente, concentrando nossos esforços em um assunto de grande importância para todos nós: lixo!

O filme(/documentário)Ilha das Flores foi a primeira mídia utilizada... Como ele dura aproximadamente 10 minutos, após o filme os alunos responderam a algumas perguntas, como "Quem são os responsáveis pelos problemas sócio-ambientais apresentados na Ilha das Flores?" e "O que poderia ser feito para se acabar com esse problema?". A maioria gostou do filme (pelo menos foi isso o que escreveram!). Pedimos aos alunos que elaborassem uma paródia musical tratando do assunto abordado no filme e apresentassem na aula seguinte, onde também trabalhamos a música "Comida" (Titãs), relacionando a situação vivenciada pelos habitantes da Ilha das Flores com as necessidades fundamentais dos seres humanos, o que gerou um debate interessante nas turmas (em algumas foi bem mais interessante que em outras, como já podemos prever a partir das nossas experiências em sala!!!).
Na terceira aula após o filme, aproveitamos o desastre ambiental/social acontecido no estado do Rio de Janeiro e fizemos uma discussão relacionando esse problema com os assuntos trabalhados em sala!
No segundo bimestre passamos o filme Wall-E para os alunos, que fala por si só a respeito do que nós podemos fazer com o nosso planeta. Novamente fizemos uma discussão, mais aprofundada que a primeira, sobre o que o filme pode nos ensinar sobre meio ambiente e, no mesmo dia, mandamos uma atividade de pesquisa para casa. O aluno deveria responder como é feita a coleta de lixo em sua cidade, se há separação de lixo, qual o destino dos materiais coletados, qual é o custo para o governo e qual a produção diária de lixo por habitante.
Nas aulas seguinte trabalhamos com as informações pesquisadas pelos alunos e pudemos ter uma noção mais clara da compreensão prática deles sobre esse assunto. Em algumas turmas foi falado sobre formas de armazenagem de lixo (aterro sanitário, controlado e lixão) e seus efeitos para o meio ambiente, e no final do semestre fizemos uma roda para avaliarmos a real importância do lixo para nós. Perguntamos também se os alunos haviam feito alguma mudança em suas práticas relacionadas ao lixo e aproveitamos para coletar ideias para o próximo semestre.
Resumidamente, foi isso o que aconteceu na parte da manhã!!!

Grande abraço,
Gabriel

sábado, 3 de julho de 2010

A Corrente do Bem

O filme A Corrente do Bem nos conta sobre um menino da sétima série que transforma um trabalho de estudos sociais em um projeto que mudaria a vida de muitas pessoas. Ele acredita que é possível melhorar o mundo a partir da ação voluntária de cada um. Trevor, o protagonista, cria a corrente do bem que é baseada em três premissas: fazer por alguém algo que este não pode fazer por si mesmo; fazer isso para três pessoas; e cada pessoa ajudada fazer isso por outras três. Assim, a corrente cresceria em progressão geométrica: de três para nove, daí para 27 e assim sucessivamente.
O que tem a ver esse filme com biologia? Como o nosso tema, no CEMAB, era meio ambiente e estávamos programando uma visita à cooperativa de reciclagem, decidimos passar o filme como demonstração aos alunos de que pequenos atos podem ter como conseqüência grandes transformações.
Após o filme discutimos com os alunos quais “grandes favores” poderíamos fazer para o mundo, começando com pequenas mudanças em nossos hábitos diários, focando o meio ambiente, como consumir menos, trocar copos descartáveis por reutilizáveis, separar o lixo residencial, fazer o descarte de lixo corretamente entre outras idéias.
Na semana seguinte, levamos os alunos a cooperativa 100 Dimensão onde eles conheceram todo o processo de separação feito com papel, plástico, vidro, outros materiais, o destino do material, as pessoas que trabalham com isso, sua rotina, os projetos sociais, e propomos o inicio da coleta seletiva na escola, separando material seco como papel e garrafas pet de outros tipos. Os alunos adoraram a idéia, mas ainda não começamos devido ao recesso, pretendemos iniciar a coleta logo que as aulas retornarem.
Em avaliação sobre o que eles acharam da atividade, os comentários foram positivos como “Gostei muito do passeio para a cooperativa. Foi uma forma divertida de aprender um pouco mais sobre reciclagem” e “Eu aprendi cuidar do meio ambiente quando fizemos uma excursão ao 100 Dimensão, pois eles ensinaram o valor que o lixo tem na vida das pessoas”.

Sorte grande!



Desde o início dos trabalhos com Embriologia, nós do Guará, gostaríamos de poder levar nossos alunos ao cinema. Mas para isso, seria necessário que houvesse algum filme em cartaz relacionado ao tema do curso. Como de início não havia nenhum, seguimos em frente com o conteúdo utilizando diversos filmes e outras mídias no ambiente de sala de aula mesmo. Foi então que lá pela 10ª aula ficamos sabendo sobre um filme que iria estrear em junho de 2010 chamado "Plano B". O filme conta a história de uma mulher, Zoe, que decide fazer uma inseminação artificial pois, apesar de não ter encontrado "o cara ideal", queria muito ser mãe. "Se apaixonar*. Casar. Ter um filho. *Não necessariamente nessa ordem" resume o enredo do filme, pois logo após ter feito a inseminação artificial, Zoe conhece Stan e se apaixona por ele.

Digo que tiramos a sorte grande porque, somente após muitas discussões sobre gravidez e assuntos correlacionados, o filme foi lançado, e então na nossa 13ª aula, no dia 24/06, é que fomos ao cinema. Desta maneira, o filme serviu para revisar e fixar alguns dos conteúdos que já tínhamos trabalhado em sala de aula, como gametogênese, fecundação, anexos embrionários, gravidez gemelar, tipos de parto (normal e na água - sobre os quais já tínhamos mostrado vídeos na aula de partos, inclusive no filme "Ligeiramente Grávidos") e principalmente sobre as alterações hormonais, físicas, psicológicas e as responsabilidades que uma gravidez e consequentemente os filhos trazem para a vida dos pais (assunto que trabalhamos com o filme "Nove Meses").

A experiência deu muito certo, pois aproximadamente vinte e quatro alunos puderam comparecer, o que representa a maioria dos que continuaram no curso. O gênero do filme também ajudou muito, pois, por ele ser muito engraçado, os alunos se identificaram. Eles se divertiram e aproveitaram o passeio, tanto no sentido lúdico quanto para aprimorar o aprendizado, e isso nos deu uma grande satisfação! Com certeza iremos repetir em outras oportunidades!

Crescimento e amadurecimento




Quem, entre aqueles que liam e gostavam dos gibis da Turma da Mônica, como eu, não pensaram: "Como seria legal ler uma história com todos mais velhos" ou "Quantas vezes a Mônica vai comemorar seu aniversário de 7 anos"? Em 2008 a Editora Maurício de Sousa lançou a Turma da Mônica Jovem, que atende aos sonhos de todos os fãs da Turminha. Essa nova proposta traz histórias adaptadas ao estilo mangá - que visivelmente agrada mais essa nova geração de crianças, adolescentes e jovens - portanto utiliza uma linguagem, tanto visual quanto escrita, bastante diferente do que os leitores estavam acostumados. É realmente uma proposta ousada e inovadora! Além disso, é muito interessante ver como o desenho das personagens mudou sem perder algumas características individuais que nos encanta em cada uma e ajuda a identificá-las.

Esse novo estilo pode ser aproveitado pelos professores de Biologia que querem trabalhar com alterações hormonais antes e durante a adolescência. A primeira edição da série destaca no seu início todas as mudanças psicológicas e físicas que ocorreram com a Mônica, o Cascão, a Magali e o "Cebola" (não mais Cebolinha!!). No Guará, utilizamos a história "Onze coisas que as garotas amam!!", que em seu enredo tem uma parte em que a mãe da Mônica explica sobre o que são os hormônios e as consequências de sua atuação no corpo das adolescentes. Então, fizemos a leitura dessa história com os alunos, pedindo voluntários para ler as falas de uma personagem específica, introduzindo assim o assunto de hormônios e ciclo menstrual que tratamos depois em uma aula expositiva.



Foi a primeira vez que usamos uma história em quadrinhos no Guará, o que provocou agitação entre os alunos, que além de se interessarem pelo conteúdo, ainda gostaram de ver o que aconteceu com a nossa tão querida Turminha.