quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Centro Educacional 02 do Cruzeiro

Oi Pessoal,

No mês de setembro um dos temas abordados em nossas aulas foram as Técnicas Biotecnológicas que foi explorado com uma aula expositiva com slides que demonstravam as diferentes técnicas e para a fixação do conteúdo além de pedirmos para os alunos sempre repetirem os termos monstramos as aplicações a nível mais cotidiano possível, essa técnica ajuda muito aos alunos memorizarem o conteúdo.

Como de costume em nossas aulas aplicamos sempre ao seu final um teste para melhor compreensão do conteúdo, neste teste utilizamos trechos dos filmes: Homem Aranha, A Ilha e Uma Prova De Amor; charge que eu adaptei e literatura.

Paulo Cordeiro

domingo, 5 de setembro de 2010

O Amor é Cego - CEd 3 - Guará - DF


No primeiro semestre de 2010, no turno regular (horário de aula) do Centro Educacional 3 – Guará II – DF, o PIBID de Biologia da UnB utilizou o filme “O amor é chego” para trabalhar o tema “Alimentação saudável”.

A aula tinha o objetivo de revisar e complementar o conteúdo bordado sobre a composição química das células: água, sais minerais, vitaminas, carboidratos, lipídios, proteínas, e ácidos nucléicos, mostrando como esse conteúdo pode ser aplicado no dia a dia e dando subsídios para que aluno saiba discernir uma alimentação equilibrada e saudável de uma alimentação prejudicial à saúde humana.

Para trabalhar e complementar esse conteúdo foi discutido em sala de aula, com o uso de slides: O que é uma dieta equilibrada, baseada em pirâmides alimentares? Como fazer a leitura dos rótulos dos alimentos?

Além disso, os alunos fizeram o cálculo em kilocalorias de uma refeição completa de fast-food. Foram explicadas as características e estrutura da gordura trans e o mal que ela causa ao organismo (com exibição do vídeo do you tube: “Gordura Trans”) e a diferença de gordura trans e alimentos transgênicos (com a exibição de algumas charges sobre transgênicos). Também foi mostrada a diferença entre o colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) e como essas moléculas migram nas artérias.

E ainda, como é impossível falar de alimentação saudável sem abordar o tema distúrbios alimentares, como obesidade, anorexia e bulimia. Após uma explicação sobre a obesidade causada por uma alimentação desequilibrada, além da anorexia e bulimia e os riscos que essas doenças causam à saúde. Os alunos fizeram o cálculo do índice da massa corporal (IMC). E para finalizar a aula foram exibidos alguns trechos do filme “O amor é cego”.

O filme conta a história de um homem que se importava muito com a aparência exterior das pessoas, porém ele acaba sendo hipnotizado e passa a ver apenas a beleza interior das pessoas a sua volta. Assim, ele acaba encontrando a mulher perfeita para ela, amorosa, educada, simpática e muito altruísta, porém com um corpo bem “cheinho”, mas ele, em sua hipnose, só via nela uma mulher esbelta com um corpo de modelo!

O filme é muito divertido, engraçado e romântico. Mesmo que muitos alunos já o tivessem assistido antes, muitas gargalhadas enriqueceram a aula!! Além disso, ele também é ótimo para trabalhar não apenas sobre o tema de alimentação, mas possibilita uma conversa com os alunos sobre estereótipos sociais e sobre respeitar as pessoas sem julgá-las pelas aparências físicas.