segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Visita à UnB

Pessoal, hoje gostaria de comentar uma troca de experiências muito boa que aconteceu entre o colégio Paulo Freire e a UnB. Mas para tanto preciso voltar um pouco no tempo e explicar nosso cronograma de atividades. De forma a diversificar nossas aulas escolhemos uma metodologia baseada em aulas teóricas, dinâmicas, utilização de mídias e palestras com professores da UnB. Esse modelo se mostrou muito interessante de ser aplicado, pois muitas vezes o aluno não relaciona o conteúdo do livro e o que é passado em sala de aula com sua aplicação e as pesquisas na área, para isso aproveitamos a presença dos professores da UnB para mostrar que a pesquisa e a construção do conhecimento em diversas áreas acontece o tempo todo. Os alunos ficaram muito satisfeitos com a possibilidade de conhecer professores universitários e sentir um pouco do gostinho acadêmico. E pela parte dos professores todos demostram grande interesse em estender esse encontro para outros momentos. Sendo assim marcamos visitas para os laborátios dos professores que outrora haviam palestrado no Paulo Freire. Devo dizer que a visita foi muito produtiva e os alunos puderam perceber que pertinho de onde estudam existem profissionais dedicados que trabalham em departamentos que são considerados referências tanto em âmbito nacional como internacional produzindo conhecimento e tecnologia que afetam diretamente nossas vidas. Nós agora acreditamos muito mais que temos que aproximar esses dois universos (escolas e universidades), pois essa troca se mostrou muito produtiva.

sábado, 16 de outubro de 2010

Reunião dos “pibidianos”


O PIBID é um projeto do MEC que visa valorizar e incentivar a licenciatura nas universidades públicas, para os cursos de ciências (biologia, física e química) e matemática. E esse projeto tem dado muito certo. Na UnB, o PIBID de Biologia tem como estratégia de ensino de forma inovadora a utilização de mídias (filmes, literatura, quadrinhos, música), por isso é chamado de Biologia Animada.

Os graduandos que participam do Biologia Animada fazem reuniões semanais para trocar informações sobre o andamento do projeto em cada escola e sobre a utilização das mídias, além do desenvolvimento de artigos para publicação, participação em congressos e oficinas. As reuniões contam com a presença das professoras supervisoras da UnB, porém, quem direciona o andamento da reunião é uma dupla de alunos, que muda todo mês.

Como são os próprios alunos que coordenam a reunião, ela acaba ficando mais dinâmica e descontraída. E para deixá-la mais animada, em algumas reuniões fazemos dinâmicas entre os participantes, como mímicas dinâmicas para reflexão individual e coletiva e outra brincadeiras que podem ser aplicadas em sala de aula, no início da aula, para deixar os alunos mais atentos.

No início da nossa última reunião, dia 08/10/10 fizemos uma dinâmica bem divertida:
Cada participante deveria iniciar uma história escrevendo uma frase em um papel e passar para o colega do lado para ele continuar a história com outra frase. A partir daí o papel era dobrado de forma que a próxima pessoa a escrever só via a última frase, e deveria continuar a história. Quando as folhas já estavam no final, todos pararam de escrever para ler cada uma das histórias ilárias.
O resultado foi:

Hoje é dia 8 de outubro e estou no NECBIO em uma reunião com o pessoal do PIBID.
Depois dessa reunião, irei encontrar meu namorado para irmos jantar...
na lanchonete da rodoviária, pois adoro ver pessoas diferentes.
Mas também gosto de ir com meus amigos, pois o pastel de lá é muito bom.
É muito melhor que o da Viçosa!!! O caldo de cana então, nem se fala! É um néctar dos deuses.
Só é preciso tomar cuidado para não exagerar!
Coca-cola com aspirina às vezes pode resultar em implosão intestinal.
Uma situação um tanto constrangedora para alguém tão recatado quanto o nosso personagem.
Mas eu acho que ele é um sem vergonha mesmo.
Atrapalha todo mundo e não se importa com ninguém!
Mas temos que compreender os problemas que levam a Pedro a tomar tais atitudes.
Já que sabemos que ele é uma boa pessoa, mas o problema é seu amigo Paulo motoca.
O cara é mó pilantrão, mas vai ser eleito o estagiário do mês... Talvez por sua elegância!
A fama pegou mesmo, não teve jeito...
Infelizmente ela lhe subiu a cabeça. Os holofotes causam estranhas sensações nos humanos. Não demorou muito e acordou morto de overdose em uma cama de hotel!